segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: prefeito confirma irregularidades no SAAE

PUBLICIDADE

A auditoria constatou irregularidades na gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Mutum -SAAE-, durante o período que Ademir Ferraz de Almeida foi diretor e Lucas Badan Faria, chefe de divisão da autarquia. A confirmação foi feita, com exclusividade ao Só Notícias, pelo prefeito Lírio Lautenschlager, que junto com vereadores e secretários municipais, acompanharam, esta tarde, a apresentação do relatório final da comissão que fez as investigações. “Entre as constatações estão baixas em contas de água sem que o dinheiro estivesse no cofre do SAAE e irregularidades em cartas convite de processos licitatórios”, informou Rosângela Pasquali, atual diretora e integrante da comissão.

Uma fonte de Só Noticias, que estava na sala de reuniões, revelou também que entre as constatações estão abastecimento de carros particulares em nome do SAAE, entre outros. O prefeito Lírio disse estar “decepcionado” com as constatações. “Estou enviando o relatório para nossa procuradoria, de maneira que tenhamos um parecer, se devemos encaminhar, ou não, a situação para o Ministério Público. É um cargo de confiança do qual não tive contrapartida. A confiança não foi correspondida. Isso me deixa triste. Vamos apresentar esse relatório para a sociedade de maneira que ela julgue também, cada um com o seu julgamento”, falou.

O prefeito elogiou também a atuação da nova diretora. “Rosângela é formada em contabilidade e é auditora. É uma situação é bem diferente, tanto que a arrecadação de R$ 130 mil nos meses de janeiro e fevereiro pulou para R$ 170 mil, em março. Por enquanto, ela continua na direção”, afirmou. Segundo Rosângela, o aumento foi através da moralização da autarquia. “Tínhamos contas vencidas de até 9 meses, cujo fornecimento não era interrompido”, disse.

A atuação da comissão, formada por quatro pessoas, foi elogiada pelo presidente da câmara, vereador Unírio Schirmmer. Segundo ele, os vereadores terão acesso ao relatório completo, de maneira que também possam fazer suas avaliações, com auxílio do departamento jurídico. Durante o encontro, alguns legisladores manifestaram que a decisão sobre a decisão a ser tomada caberá ao prefeito que, em fevereiro, afastou e exonerou os dois suspeitos.

Outro lado
Procurado por Só Notícias, Ademir Almeida disse que irá se pronunciar oficialmente somente após ter acesso ao conteúdo do relatório. “Não sei se procuro ou espero ser procurado”, falou. Ele disse manter sua posição anterior de desacordo com a forma que a auditoria foi realizada, uma vez que a comissão é formada apenas por pessoas ligadas ao Executivo. Lucas Badan também foi procurado, mas o celular encontrava-se na caixa de mensagem.

(Atualizada às 07:58h em 06/4)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE