PUBLICIDADE

Nova Mutum: prefeito concorre ao prêmio “Prefeito Amigo da Criança”

PUBLICIDADE

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, deve ser um dos administradores públicos municipais que receberá, em junho, da Fundação Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos), o título de “Prefeito Amigo da Criança”, tendo sido indicado também para concorrer na categoria Destaque Nacional. O município aderiu ao programa em 2009 e desde então vem trabalhando no sentido de consolidar políticas públicas de garantia de direitos, sobretudo, para atendimento à primeira infância.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de junho de 2012, ocasião em que o Programa Prefeito Amigo da Criança encerrará a gestão municipal 2009-2012. Seguindo ofício da fundação, “a análise das informações do município de Nova Mutum, durante o processo de avaliação, possibilitou observar significativa evolução nos dados monitorados durante a gestão, levando a indicação do gestor municipal a concorrer na categoria de Destaque Nacional”, consta no documento, assinado pela oficial de Programas e Projetos, Letícia Souto Maior.

Uma das últimas etapas do processo de avaliação será uma visita técnica de representantes da Abrinq. Na ocasião estarão sendo visitadas as estruturas estrutura de assistencial social – Creas, Cras, Caica – e a outros serviços como escolas de Educação Infantil, Unidades do Programa Saúde da Família, concluindo com audiência no Gabinete do Prefeito.

“As ações voltadas à garantia de direitos de crianças adolescentes integram um programa de promoção e valorização das pessoas dentro duma política de desenvolvimento humano, que implantamos no início do nosso governo”, disse Lírio, hoje, através da Assessoria. O destaque do município nesse contexto também fez com que Nova Mutum fosse um dos 16 municípios brasileiros convidados para mostrar suas boas práticas na 1ª Mostra Internacional da Semana do Bebê, promovida pelo Unicef em Canela, no Rio Grande do Sul, de 16 a 18 deste mês.

“Quem ganha com isso é a nossa comunidade. Porque o resultado desse trabalho é a melhora da qualidade de vida das pessoas, seja pela ampliação da oferta dos serviços públicos – saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, etc – seja pela efetivação dos direitos que são no fim de tudo a garantia para efetivação da cidadania”, explica a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager. Ela responde pela articulação dos dois comitês municipais – Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.

A Fundação Abrinq defende: o pré e pós-natal no acompanhamento da gestante; a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê; a licença maternidade até os seis meses de vida do bebê; acesso à educação sexual e reprodutiva e aos métodos contraceptivos; os cuidados com a saúde bucal desde o nascimento do bebê; acesso à nutrição balanceada; acesso aos equipamentos de saúde; controle de vacinação de crianças; acesso a saneamento básico e água tratada; ampliação e fortalecimento das equipes de saúde na família; a sexualidade saudável na adolescência e a prevenção da gravidez precoce; a prevenção e acesso ao tratamento ao uso de drogas; e a atenção à saúde mental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE