O prefeito Adriano Pivetta deu sinal verde para a Secretaria de Saúde implantar um plano com inovações no setor, incluindo a modernização com a informatização de todas as unidades básicas de saúde, pronto atendimento e secretaria. O sistema de gestão e mobilidade busca eliminar as filas dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta não foi uma missão simples, exigiu um bom tempo de pesquisa, estudo e testes para que pudéssemos apresentar uma solução possível de execução, com eficácia esperada e surpreendente resultado”, declarou o secretário João Batista.
Em busca de substituir as fichas retiradas pelos pacientes em suas idas de madruga aos postos de saúde, o secretário buscou positivos índices na saúde pública para implantar um modelo funcional de agendamento de consultas, bem como de exames especializados através de uma central de atendimento telefônico com ligações gratuitas e também por intermédio da internet. “Isso automaticamente elimina drasticamente as famosas filas nos postos. Nosso cidadão sabe a hora exata que será atendido e o local, então ele se dirige a unidade de saúde com minutos de antecedência e somente aguardará um maior tempo caso surja algum atendimento de urgência e emergência que é evidentemente priorizado”, ressalta o secretário que ainda aponta um sistema de visualização implantado nos locais similar aos utilizados em agências bancárias. “O paciente sabe em quanto tempo será consultado, qual será o médico que o atenderá e se está sendo realizado o atendimento de urgência e emergência que ganhou prioridade”.
Para mapear a cidade, o secretário envolveu outra pasta em sua ação, a de administração, comandada pelo secretário Geder Genz. Ambos atuando em sintonia ampliaram o programa, implantando 28 quilômetros de fibra óptica pelo município, interligando o sistema e implementando como equipamento de trabalho de cada agente de saúde um tablet. “Agora sabemos aqui na secretaria onde o agente de saúde passou, qual residência ou local foi vistoriado em todos os aspectos, onde existem focos de doenças para que enviemos outras equipes especializadas no combate e mais importante, tudo isso em tempo real, com fotos e assinatura digital, do agente e morador”, destaca Genz que apresenta ainda estimativa de economia de R$ 190 mil em papel anual. “Além claro dos dados serem disponibilizados as equipes que atuam com programas preventivos na área da saúde.
O cabeamento de fibra óptica implantado em Nova Mutum irá cumprir ainda outro papel fundamental e preventivo, o de monitoramento 24 horas por dia. “Entendemos que a segurança pública eficaz é uma das formas de prevenção, por isso nossa equipe não mediu esforços em seu planejamento. A fibra óptica será utilizada ainda na transmissão das imagens de câmeras de segurança que serão em breve implantadas na cidade. A escolha dos pontos é estratégica e leva em consideração estudos feitos pela corporação da Polícia Militar”, afirma o prefeito Adriano Pivetta.
Uma das ramificações do novo sistema é o programa Dose Certa que está cadastrando os pacientes acima de 65 anos e também os pacientes acamados com deficiência de mobilidade. Todos irão receber em casa seus medicamentos, mantendo o controle da distribuição, estoque e prazos de validade e tratamento.
Melhora em todos os seguimentos de gestão como pessoal, RH, financeira, atenção básica, média e alta complexidade, farmácias e vigilâncias (saúde, saúde do trabalhador, epidemiológica, sanitária) serão automaticamente constatadas. Os gestores do município terão a partir de então todo o conhecimento do andamento do processo em tempo real, desde a triagem do paciente, tempo de atendimento médico, receitas, estoque de medicamentos, encaminhamentos para exames especializados dentro e fora do município entre outros. A nova ferramenta está traçando um detalhado parâmetro do custo real de cada atendimento na área da saúde feito, o que resultará em um melhor e mais capacitada aplicação de recursos públicos.
“Além disto tudo este sistema integrado será acoplado ao E-sus, o que nos possibilitará a transferência de informações da secretaria de Saúde de Nova Mutum com a secretaria do Estado e também o ministério da Saúde, tudo em tempo real. Estamos utilizando os benefícios da tecnologia a favor da nossa população para mudar o quadro negativo da saúde público encontrado no país”, finaliza o secretário.