Os problemas enfrentados pelos usuários da saúde pública em Nova Mutum serão debatidos, em audiência a ser promovida pela Assembleia Legislativa, no próximo dia 27, com lideranças políticas e de entidades de Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e Itanhangá. O Hospital Municipal de Nova Mutum também pacientes também destas cidades sem que haja acréscimo dos repasses governamentais.
"Vamos cobrar a ampliação dos recursos estaduais e a transformação do hospital municipal em unidade regional. A região de Nova Mutum é uma das maiores produtoras de grãos do país, arrecada milhões e contribui com a economia do Estado e do país. O mínimo que os governos deveriam fazer era retribuir a população, oferecendo saúde de qualidade", disse o deputado Dilmar Dal Bosco, autor do requerimento.
Ele disse que o Estado "tem sido omisso em muitas situações relativas a assistência a saúde, o que pode ser demonstrado pela longa fila de pessoas à espera de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e essas, segundo ele, são insuficientes para atender a demanda populacional. O O Estado precisa investir urgentemente na ampliação do número de UTIs. Para se conseguir leitos são necessários impetração de mandados e ações judiciais. É inadmissível aceitarmos a judicialização da saúde pública", afirmou.