O vice-prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix Pereira, o secretário de Infraestrutura, Mauro Antônio Manjabosco, o empresário Luiz Divino da Silva e vereadores conheceram a estrutura da Universidade do Vale do Taquari, no município de Lajeado (RS), que vai instalar um laboratório de pesquisas no agronegócio e outros setores, na área do parque tecnológico. Ainda não foi informado o valor previsto do investimento. A negociação está avançada, deve ser concluída até o final do ano. A expectativa é que, nos próximos meses, seja lançado o edital para construção do prédio e posterior instalação dos laboratórios. A previsão é que instituição invista em equipamentos e maquinários e, em contrapartida, a prefeitura construirá o prédio dos laboratórios.
Mauro disse, em entrevista o Só Notícias, que a visita a Lajeado serviu para conhecer a importância e dar andamento no projeto. “É uma universidade muito grande. Agora, vamos seguir os passos com o movimento para implantação em Nova Mutum. Ela está vindo com um laboratório de análises industrial”.
O secretário explicou ainda que a documentação da área de 150 hectares para o parque está pronta. “Felizmente, agora, está pronta. Vencemos a parte burocrática. Conseguimos desmembrar a parte do Incra e, agora, essa fase está concluída. Ainda será necessário a provação de projetos na câmara de vereadores”.
O projeto elaborado é para desenvolvimento de pesquisas em uma área para feiras tecnológicas, universidades, parque tecnológico com incubadoras, auditório.
As negociações para instalação do campi em Nova Mutum iniciaram, há alguns meses, pelo prefeito Adriano Pivetta e o vice, Leandro Felix, que também já estiveram na sede da universidade, no Rio Grande do Sul. O investimento deve ser de aproximadamente R$ 10 milhões.