O juiz eleitoral Douglas Bernardes Romão, responsável pela da 5ª Zona Eleitoral, da qual fazem parte Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, está convocando todos os partidos políticos de ambos os municípios e a população de uma forma geral, para uma reunião, no dia 12 de março. A informação foi veiculada hoje e o objetivo é orientar sobre os riscos da propaganda eleitoral antecipada.
Segundo Romão, é necessário orientar, principalmente, sobre temas que comumente causam transtornos durante o processo. A autoridade irá apresentar também as sanções que a lei prevê para quem descumprir as determinações da justiça eleitoral. Ele também menciona que a reunião será uma atitude preventiva e que o melhor caminho é estabelecer o diálogo com a Justiça Eleitoral.
O juiz também se propôs a reunir os meios de comunicação da cidade, para falar sobre a importância do processo eleitoral, do voto consciente e de como uma eleição é importante para definir os destinos de um município. De acordo com o Cartório Eleitoral, Nova Mutum tem 16 partidos políticos ativos e 20.217 eleitores. Em Santa Rita do Trivelato são 1.782 eleitores. O número de partidos não foi informado.