O juiz da 5ª Zona Eleitoral de Nova Mutum, Douglas Bernardes Romão, determinou a criação de mesas receptoras para justificativas no primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro. Elas funcionarão na escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro, na avenida das Araras, no centro, e também no Centro Municipal de Educação Infantil Integrado Pequeno Aprendiz, na rua dos Angicos, no residencial Paraíso.
Para a criação das mesas, ele considerou o elevado número de justificativas realizadas nas últimas eleições e o transtorno gerado nas mesas receptoras de votos, quando elas também funcionaram como receptoras para justificativas. Com a determinação, elas passam ter funcionamentos distintos, devendo os eleitores procurarem os respectivos locais para justificarem ausência, por exemplo.
Todas as mesas receptoras de votos do município de Santa Rita do Trivelato, jurisdicionado a zona de Mutum, estão aptas a receberem também as justificativas eleitorais. As duas cidades juntas tem mais de 19,7 mil eleitores.