Está programada para às 13h, no posto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas a divulgação dos números parciais do Censo 2010, no município, que vem sendo realizado desde o início do mês de agosto, por uma equipe com 21 recenseadores e a expectativa é que se identifique uma população superior a 30 mil habitantes. O coordenador técnico do IBGE no Estado, Valdemir José, vai apresentar o levantamento parcial.
De acordo com o agente Censitário Supervisor, Diego Moreira, até o último dia do ano todo o trabalho deverá estar concluído, inclusive com a divulgação do relatório impresso. "Temos quatro meses para concluir a coleta de dados. Acreditamos que em Nova Mutum, por ser uma cidade de pequeno porte e bem planejada, facilitando o acesso, fecharemos antes desse prazo", observou. A prioridade é a zona urbana e, posteriormente o meio rural.
Segundo Diego, ao chegar às residências, os recenseadores deve se identificar, inclusive com documento de identidade. "Todos os recenseadores estão identificados com coletes e bonés do IBGE, crachá com foto, computador de mão e, devem apresentar, sempre que solicitada documentação de identidade com foto", disse.
A distribuição de recursos para programas da saúde, educação, habitação e outros setores é feito com base no número de habitantes.