O número de títulos emitidos e transferidos pelo Cartório Eleitoral em Nova Mutum tem aumentado desde o mês de janeiro. Só nestes três primeiros meses do ano foram cadastrados cerca de mil novos eleitores no município, entre transferências e novos documentos. As informações são do coordenador do cartório, José Colling, que estima que até o último prazo para alistamento, no dia 03 de maio, o município tenha um eleitorado de 13 mil eleitores.
Segundo Colling, o relatório com o número oficial de eleitores que estarão aptos a votar nas próximas eleições, só será divulgado a partir do dia 03 de maio. No ano passado, 12.107 pessoas estavam aptas a votar no Referendo do Desarmamento, no mês de outubro, no município.
Para facilitar os atendimentos, o cartório fará um mutirão para cadastramento no distrito Ranchão, que fica a cerca de 40 quilômetros de Nova Mutum e possui aproximadamente 900 eleitores. O coordenador enfatiza que existe a necessidade de realizar outros mutirões, mas o número reduzido de funcionários e a grande demanda de atendimentos no cartório, não possibilitam que outros sejam realizados.
Para fazer o título de eleitor a pessoa deve apresentar um comprovante de residência e documentos pessoais, e, no caso de transferência de domicílio eleitoral, também é necessário o título eleitoral. O período de cadastramento só será reaberto após as eleições de outubro.