PUBLICIDADE

Nova Mutum firma parceria com Eletronorte para reduzir consumo de energia

PUBLICIDADE

O prefeito Lírio Lautenschlager consolidou hoje a parceria com Eletrobrás/Eletronorte visando implantar no município um programa de uso racional da energia elétrica. O termo de cooperação técnica foi assinado na prefeitura com representantes da empresa. O programa prevê a implantação de programas educacionais voltados para o combate do desperdício. A ideia é a partir da construção de um novo comportamento, mudar hábitos nas sociedades, tornando as pessoas mais racionais no consumo de energia elétrica. "Não queremos que as pessoas abram mão do seu conforto, ao contrário, o nosso objetivo é que usufruam de seus benefícios de forma racional, evitando o esperdício", reitera a coordenadora do Programa de Eficientização da Energia Elétrica da Eletronorte, Solange da Silva.

A metodologia de trabalho está alicerçada em quatro momentos sequenciais: primeiro, a assinatura do Termo de Cooperação; segundo na capacitação de diretores e professores, o que deverá ocorrer ainda este ano para desenvolvimento das ações no próximo ano letivo; em terceiro vem monitoramento das escolas e alunos; e, quarto e último, a realização de um workshop para apresentação dos resultados. De acordo com Solange, com material didático projetado pelo cartunista Ziraldo, o programa é transversal e interdisciplinar, isto é, pode ser trabalhado em todas as disciplinas. "Em matemática o professor poderá desenvolver uma análise da conta de luz", exemplifica.

Solange aproveitou o momento para exibir dados alcançados pelo programa nos locais onde já foi desenvolvido. A coordenadora lembra que o programa existe em nível de Eletrobrás, há mais de 20 anos, já tendo atingido mais de 18 milhões de pessoas, e desde 2005, é desenvolvido pela Eletronorte, com resultados que realmente chamam a atenção: Este ano, foram selecionados apenas três municípios: Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Para o secretário Aguinaldo Garrido, a proposta deste programa vai além da racionalização do consumo. "O que se está discutindo aqui é a questão ambiental e, para além disso, com a descentralização dos recursos, no ano que vem as escolas estarão buscando mecanismo que lhes permitam economizar mais, reduzindo seus gastos", disse.

Para o prefeito Lírio, a participação no programa é um privilégio para Nova Mutum, na medida em que vai conscientizar crianças. "É com as crianças que se inicia um processo de mudança de comportamento. E esse programa além de nos oferecer um mecanismo de conscientização quanto à importância de se economizar e de respeitar o meio ambiente, vai instrumentalizar também diretores e professores, que estarão mais preparados para lidar com a gestão dos recursos", reiterou

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE