O vereador Silvino Rupolo (Branco) deve ser eleito, com cinco votos, na segunda-feira (13), presidente da mesa diretora da câmara para o biênio 2011/12. Hoje, ele reuniu-se com o o atual presidente Unírio Schirmmer e os vereadores Luiz Carlos Gonçalves, Milton Henrique de Carvalho e Ataíde Luiz da Silva, que manifestaram publicamente apoio para sua candidatura.
Silvino disse que a nova composição é fruto de confiança mútua entre os parlamentares e conversas estabelecidas nos últimos dias. "Chegamos a um consenso, tendo por base um acordo estabelecido na ocasião em que a atual mesa diretora foi eleita, isso no início de 2009", disse. O vereador Luiz Carlos, que também pleiteava a presidência, abriu mão e manifestou apoio a Silvino. A vice-presidência da mesa vai ficar com o vereador Milton Henrique de Carvalho.
As negociações com Luiz para chapa consensual contaram com a intermediação do ex-vereador e também candidato a prefeito em 2008 Diógenes Jacobsen. "Nos reunimos no escritório do Diógenes e chegamos ao consenso", explicou o futuro presidente. Os vereadores que apoiam Silvino fazem parte do grupo que elegeu o atual presidente, Unírio, de oposição ao prefeito Lírio Lautenschlager.
Com o objetivo de alcançar a presidência, Silvino chegou a estabelecer um acordo com vereadores da situação. Conforme Só Noticias divulgou, há duas semanas, ele também chegaria à presidência com o apoio dos vereadores Clemente Franzenner e Airton Pessi. Milton e Ataíde também já haviam manifestado apoio ao seu nome. A eleição da mesa diretora está marcada para às 9h.