As obras do sistema de macrodrenagem de águas pluviais nas regiões sul e centro da cidade continuam na fase de escavações, sendo construídas três estruturas de acumulação temporária das águas de chuva. Os reservatórios no bairro Parque do Sol e Jardim Imperial já estão sendo escavados e a área institucional do Lírios do Campo também será iniciada para mitigar as enchentes na região.
A estimativa é concluir dois dos seis sistemas de drenagem até dezembro, o terceiro em 2023, com prazo de até 12 meses para conclusão. Os reservatórios terão a função de armazenar temporariamente a água da chuva. Juntas, as seis bacias de contenção terão a capacidade comportar 150 milhões de litros de água da chuva. O sistema de macrodrenagem é uma solução que suporta grande precipitação de chuva, minimizando os pontos de inundações na região. A obra é uma grande reivindicação da comunidade local.
Mais de R$ 6 milhões estão sendo investidos pela prefeitura, nesta primeira etapa e, segundo o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco, o trabalho de escavação e remoção está sendo feito em parceria com a iniciativa privada e a regularização do terreno deverá ser iniciada após a homologação da empresa vencedora do processo licitatório, no próximo dia 9.
O novo sistema de drenagem pluvial receberá revestimento que protege e estabiliza as margens do local. “Estamos iniciando esta importante obra de melhoria para os moradores da região que todos os anos são afetados no período chuvoso. A escavação ocasiona o problema da poeira, por isso pedimos a compreensão da população local. Nesta fase da obra vamos mitigar o máximo possível este problema”, disse Manjabosco.
Aos condutores de veículos de passeio e pedestres, a secretaria recomenda atenção especial no trânsito, devido ao tráfego de veículos pesados neste período.