A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos dos municípios de Nova Mutum e Jaciara termina amanhã. O eleitor que não atender a convocação da Justiça Eleitoral terá sua inscrição eleitoral cancelada. Em Mutum, a coleta ocorre na Secretaria Municipal de Ação Social, na avenida das Seriemas, no Residencial das Acácias, das 7h às 17h.
Na cidade, o procedimento teve início no município no dia 3 de dezembro de 2015 e até hoje, dos 24.662 eleitores convocados, 19.471 ainda fizeram a revisão, segundo assessoria.
Em Jaciara a revisão teve início no dia 26 de novembro do ano passado e até hoje, dos 19.686 eleitores inscritos no município, 14.672 compareceram ao posto de atendimento instalado na Casa do Cidadão, situado na avenida Antônio Ferreira Sobrinho, centro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, sem intervalo.
O chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral, Felipe Alvim, ressalta que 75% dos eleitores de Jaciara fizeram a revisão. Ele comemorou o bom resultado. “Divulgamos a revisão dentro do município através de ferramentas de comunicação e felizmente a população respondeu à convocação da Justiça Eleitoral. Iremos intensificar os trabalhos nesses últimos dois dias de revisão para atingir um percentual ainda maior”.
Alvim acredita que grande parte dos eleitores que não participaram da revisão refere-se a cidadãos que já não residem em Jaciara, mas que ainda não transferiram o título para o novo domicílio eleitoral. “É comum o eleitor mudar de cidade e não transferir seu título de eleitor para o novo município. Entre os objetivos da revisão está fazer permanecer no cadastro de eleitores de determinado município somente os que nele residem ou que mantém forte vínculo com a cidade”.