O decreto municipal 13 assinado pelo prefeito Lírio Lautenschlager define ponto facultativo dia 7, véspera de carnaval e na manhã de quarta-feira de cinzas. De acordo com a determinação, os servidores públicos municipais ficarão à disposição do Poder Executivo, levando-se em consideração as necessidades individuais de cada secretaria e, portanto, a critério dos respectivos secretários.
Com o decreto de ponto facultativo no dia que antecede o feriado da terça-feira de carnaval, 8 de março, e na manhã posterior a mesma data, o atendimento ao público, na prefeitura municipal, encerra-se às 17h de sexta-feira, 4, e será retomado às 12h da quarta-feira de cinzas,9.
Nas escolas municipais, a segunda-feira, véspera de carnaval, já não era prevista como dia letivo no calendário e à tarde da quarta-feira foi reservada para atividades internas. De acordo com a coordenadora Administrativa da Secretaria de Educação e Cultura, Vaneli Cima, ou seja, as escolas aproveitam para fazer o replanejamento, haja vista a chegada de professores e funcionários novos aprovados em recente concurso público promovido pela Administração Municipal.
Já na rede pública de saúde, segundo informou a coordenadora Marines Uhde, a decisão foi pelo revezamento de equipes nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF"s). O atendimento ao público, portanto, será normal, na segunda, 7, e na quarta-feira,9, das 7h às 11h e das 13h às 17h. À exceção fica por conta da terça-feira, 8, feriado de carnaval, quando o atendimento será só no ambulatório municipal e no hospital Albert Sabin.