O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, e o eleito, Lírio Lautenschlager (PMDB) já iniciaram as conversas para a transição. As equipes ainda não foram formadas. Conforme Adriano, os diálogos são mantidos desde o encerramento das eleições. Nos próximos dias, Lírio e equipe devem conhecer o funcionamento do Poder Executivo, informações relativas à arrecadação, estrutura das secretarias, convênios e obras, conforme prevê a resolução do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE).
Adriano disse que o diálogo com Lirio -que foi seu vice-prefeito de 2000 a 2004 e, posteriormente, houve rompimento entre ambos, é de alto nível e sem mágoas.
De acordo com o TCE, assim que eleito, os atuais prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores devem constituir Comissão de Transmissão de Governo, encarregada de providenciar um conjunto de documentos, informações e relatórios para serem entregues aos novos gestores no prazo de cinco dias após serem empossados.
Lírio foi eleito com 60,14% de preferência do eleitorado de Nova Mutum, ou 7.837 votos e sua coligação teve PSDC, PSDB, PMDB, DEM e PSB. A data da diplomação do novo prefeito ainda será confirmada.
Em outras cidades da região, a exemplo de Sinop, os prefeitos eleito e atual, Juarez Costa e Nilson Leitão respectivamente, também conversam sobre o assunto e formaram a comisão de transição.