Mais de 11 mil eleitores de Nova Mutum já procuraram a 5ª Zona Eleitoral, no cartório e através dos mutirões, para providenciar a substituição dos seus títulos. São cerca de 60% do eleitorado, que hoje já ultrapassa a casa dos 19.800. O período de substituição acaba no final do ano.
A troca dos títulos está sendo necessária em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato devido a instalação da 5ª Zona (antes em Poxoréu), em Mutum. Com isto, os documentos que antes tinham as informações da 7ª zona, de Diamantino, estão sendo atualizados. Para realizar a troca do título, os eleitores deverão apresentar documento oficial com foto e o antigo título.
Em Santa Rita do Trivelato, a substituição pode ser feita até dia 15 de dezembro, no posto eleitoral, entre 7h às 11h e 13h às 17h. Em Nova Mutum foram realizados mutirões nas escolas Caminhos do Saber e Cecília Meireles, assim como nas comunidades Pontal do Marape, assentamentos Maria Oliveira, Maria Oliveira I e Ribeirão Grande III; comunidades São Manoel e Rachão. Agora, só é possível fazer a substituição no cartório.
Juntos, os municípios de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato têm 21.500 eleitores.