O novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Jonas Henrique de Lima, e o primeiro secretário, Gastão José Casasus Vasconcelos, se reuniram hoje (30) à tarde, com o presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), e o segundo secretário, Mauro Garcia (PPS). O encontro aconteceu no gabinete da presidência. A nova diretoria do sindicato foi eleita no domingo (27) e terá mandato de três anos.
Foi mais uma visita de cortesia e apresentação dos membros do sindicato. Jonas Henrique falou sobre as metas que a entidade pretende desenvolver, principalmente na Gleba Mercedes V, assentamento Wesley Manoel dos Santos, localizado a cerca de 80 quilômetros de Sinop. De acordo com ele, há muita coisa a ser feita na área. “Precisa de tudo, saúde, escola, estrada, energia, enfim, tem tudo para ser feito”, garantiu. “Essa nova diretoria vai trabalhar para melhorar a qualidade de vida das famílias que estão no assentamento”, declarou.
E para desenvolver esses trabalhos, o presidente do sindicato destacou que o apoio dos vereadores será fundamental para o alcance das metas. “A Câmara é o caminho para se chegar ao objetivo de qualquer situação relacionada a comunidade. É através dos vereadores que a população busca o atendimento de seus anseios”, observou.
Apoio que José Serafini garantiu aos novos diretores. “A Câmara sempre apoiou e atuou para que os trabalhos que visam melhorar a qualidade de vida daquelas famílias sejam desenvolvidos e continuaremos dando total apoio”, garantiu Pedrinho.
Durante a reunião, Jonas Henrique destacou a notícia de que a Rede/Cemat, concessionária de energia em Mato Grosso, deve começar, ainda este ano, os trabalhos para energização da Gleba Mercedes V. “É a sacramentação do homem no campo, pois sem energia inviabiliza a permanência dele lá. Além disso, vai fomentar a agricultura familiar. O assentado vai estar podendo industrializar aquilo que produz, seu produto já sai industrializado de lá e aumenta a renda familiar”, definiu referindo-se quanto a importância da obra para o pequeno produtor.
A notícia da eletrificação do assentamento foi dada ao presidente da Câmara, por e-mail, pelo assessor comercial da presidência da empresa, Hélio Tito Simões de Arruda. De acordo com o documento, a empresa não deverá seguir o projeto original saindo do município de Novo Horizonte, seguindo para Tabaporã, Gleba Mercedes II e por fim o assentamento Wesley Manoel. A eletrificação sairá da subestação de Sinop. “Primeiramente será construída a rede tronco, com aproximadamente 50 km, saindo da Subestação de Sinop, sentido assentamento”, esclarece o e-mail. A previsão é que os trabalhos iniciem em outubro.