A segurança pública foi o tema central do 2º encontro do Movimento dos Vereadores da Região Médio Norte de Mato Grosso, em Ipiranga do Norte, neste final de semana. Presidentes e vereadores em Sorriso, Itanhangá, Juara, União do Sul, Santa Carmem, Lucas do Rio Verde e Porto dos Gaúchos querem o aumento do efetivo policial militar e civil e intervenção da Polícia Federal na região para combate ao tráfico de drogas.
As lideranças apontaram aumento da criminalidade justificando que o atual efetivo não atende a demanda da população estimada, de aproximadamente 200 mil habitantes em todas as cidades. No documento formalizado para ser entregue para as autoridades, além destas solicitações, é requerida efetivação de juízes e promotores nas comarcas que não possuem, a criação do Corpo de Bombeiros Comunitário e a disponibilização de equipamentos.
Outras demandas discutidas também abrangeram conclusão do asfaltamento da MT-338 (Estrada Baiana); continuidade do asfaltamento da Rodovia MT-242, de Ipiranga do Norte em diante; conclusão do rebaixamento de energia elétrica na rede Sinop/Itanhangá; ampliação do Programa Luz para Todos nos municípios; fim da greve dos médicos no Hospital Regional de Sorriso; e regularização fundiária e aprovação do Código Floresta.
O presidente da Câmara de Ipiranga, Claudir Luiz Dapper (PPS) considerou produtiva a reunião, destacando a importância da criação do Movimento. “Nós vereadores é que estamos em contato direto com a população e sabemos das necessidades. Representamos mais de 200 mil habitantes e unidos poderemos fortalecer a região”, disse.
“É importante a criação de uma identidade própria do grupo, pois acreditamos na soma de esforços para fortalecer e desenvolver nossa região”, destacou o presidente da câmara de Sorriso, Luis Fábio Marchioro (PDT).
Ainda, entre as autoridades que participaram, estiveram o prefeito de Ipiranga, Orlei Grasseli (PP), e o prefeito de Itanhangá , Wanderly Proença (PP). Os parlamentares irão se reunir mensalmente em todos os municípios que compõem o movimento.