Prefeitos de várias cidades do Nortão devem fazer, até abril, mudanças em seus secretariados. Alguns integrantes do primeiro escalão devem deixar os cargos para disputarem vagas de vereadores. A legislação eleitoral prevê que, até abril, os titulares de secretarias e outras funções no Executivo devem se desencompatibilizar. Em Sinop, inicialmente, 3 secretários devem tentar vagas na câmara – Nevaldi Graf, o Ticha, que é titular da Indústria-Comércio, Edilson Rocha Ribeiro, o Ticola, que comanda a pasta de Obras, e Ivanildo Vieira, de Governo. Ticha e Ticola são vereadores na atual legislatura, pelo PMDB, mas se licenciaram para assumir as secretarias desde o início da atual gestão.
Em Sorriso, o secretário de Governo, Ari Laffin, confirmou ao Só Notícias que deverá disputar a eleição. Ele também é vereador licenciado e está, há 3 anos, comandando a pasta responsável pela articulação política. “O prefeito deve reunir o secretariado, nos próximos dias, para saber quais devem deixar as funções para serem candidatos”, explicou, ao Só Notícias.
O secretário de Saúde, Ednilson Oliveira, admitiu que está avaliando a possibilidade de disputar mandato no legislativo. “Não descarto a possibilidade de ser candidato. Vou conversar com prefeito e com meus familiares”, admitiu, ao Só Notícias.
Em Lucas do Rio Verde, de acordo com uma fonte no primeiro escalão, o prefeito Marino Franz deve reunir o secretariado no final do mês e saber quem deve deixar os cargos. A tendência é que o secretário de Obras, Nestor Albrecht e o diretor do SAAE – Serviços de Água e Esgoto – Raimundo Dantas, devem ser candidatos. Ambos foram vereadores na legislatura anterior.