O recurso eleitoral do prefeito eleito de Cláudia (80 km de Sinop), Vilmar Giachini (PMDB), para reformar a sentença do juiz eleitoral João Manoel Guerra, que cassou seu registro de candidatura e determinou nova eleição, foi protocolado na última sexta-feira, às 15h30, e aguarda resposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Só Notícias apurou que o documento está no gabinete da presidência e ainda não foi designado relator. Somente após o magistrado relator proferir voto pelo provimento ou improvimento do recurso é que irá em votação pelos juízes e desembargadores.
Vilmar da Matão, como é conhecido, teve o registro de candidatura cassado por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), em denúncia formulada pela coligação do candidato à reeleição, Altamir Kurten, derrotado por 47 votos de diferença. O vice de Vilmar, Gilmar Socolovisk e o vereador Ebenezel Darby dos Santos (Benézio) também foram cassados pelos mesmos motivos.
Caso o pedido de Vilmar não seja colocado em votação até a sessão de sexta-feira, ficará para ser julgado em janeiro, pois o TRE entra em recesso. Se acontecer, o vereador que for eleito presidente da Câmara de Cláudia, dia 1°, comandará a prefeitura até o recurso ser analisado.