Parlamentares federais da bancada oposicionista no Congresso Nacional estão sendo mobilizados para irem ao Nortão, próximo dia 7, quando será feito manifesto cobrando a recuperação urgente de trechos críticos da BR-163. O líder da Minoria (oposição) na Câmara dos Deputados, Nilson Leitão (PSDB) está articulando apoio político nacional para pressionar o governo a arrumar imediatamente a rodovia esburacada, que liga a região Norte a Cuiabá e onde tem ocorrido dezenas de acidentes (vários com vítimais fatais). Ele já convidou os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Nelson Marchesan Junior (DEM-RS), Walter Feldmann (PSDB-SP), Ronado Caiado (DEM-GO) e o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para reforçarem o manifesto. Alguns parlamentares devem responder na 2ª feira se participarão do protesto. Lideranças estaduais vão comparer ao ato.
Leitão tem explicado aos parlamentares que a rodovia é usada por centenas de carreteiros e caminhoneiros que escoam a safra agrícola e muitos outros produtos e que o frete também tem aumentado devido, em muitos casos, devido a situação ruim da pista. Entre Posto Gil e Sinop, por exemplo (extensão de 250 km), há vários pontos que necessitam de manutenção urgente. Desde janeiro, o tráfego tem aumentado com o transporte de soja dos armazéns nas cidades do Norte e Médio Norte para os portos em Paranguá (PR) e Santos (SP).
O manifesto, conforme Só Notícias já informou, será com bloqueios no tráfego, por cerca de uma hora em cada cidade: Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde. A iniciativa partiu de entidades empresariais na região Norte tendo a ACES Sorriso na linha de frente, obtendo apoio de demais associações comerciais, câmaras municipais e diversas lideranças do agronegócio e empresariais.
Leia ainda
Nortão: manifestantes bloquearão BR-163 em quatro cidades dia 7