PUBLICIDADE

Nortão: produtores devem em audiência da CPI criação do Índice do Leite Cru para ‘receber preço justo’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados em Mato Grosso ouviu, nesta segunda-feira, em Terra Nova do Norte (154 km de Sinop) para ouvir produtores de leite e proprietários de laticínios, além de representantes da maior cooperativa de produção de leite do Estado, que é sediada na região. Um dos principais assuntos debatidos foi a formação do Índice do Leite Cru em Mato Grosso, que é uma forma de saber quanto custa o litro de leite para o produtor não ter prejuízo em sua produção.

“O Índice do Leite Cru é um dos objetivos da CPI desde quando ela nasceu. Ele calcula o custo do leite do produtor rural lá na ponta, quantos que vai custar para ele produzir. Uma vez que você tem o custo, você vai colocar em cima o seu lucro e vai assim comercializar com lucratividade. O leiteiro nunca teve lucro com seu produto e o índice pode reparar este problema. Obviamente as pessoas vão achar que há um conflito entre a indústria e o produtor, mas vamos fazer em comum acordo para que nenhuma parte seja prejudicada”, explicou o presidente Gilberto  Cattani.

“A CPI está caminhando por todo Estado. Esta foi nossa segunda reunião externa e temos mais três para fazer. Estamos visitando as regiões e pegando as demandas dos produtores e da indústria para chegarmos ao nosso objetivo que é de o produtor receber um preço justo pela sua produção”, acrescentou.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, mês passado, o preço do leite pago ao produtor em março registrou alta de 6,01% na média de Mato Grosso ante o mês anterior e fechou em R$ 1,94/litro. Em abril, houve queda nos preços, de 1,45% em relação a fevereiro e o preço médio ficou em R$ 3,50/litro.

A próxima reunião da CPI está agendada para esta quarta-feira, as 15h, na Assembleia Legislativa e devem prestar esclarecimentos o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Onofre de Souza Filho, e o presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso (Conseleite), Antonio Bornelli Filho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país, segundo IBGE

Sinop ocupa a 14ª posição entre as cidades brasileiras...

Secretária diz em Sinop que governo quer readequar e não extinguir Parque Cristalino 2

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, disse,...

Prefeitura de Alta Floresta prorroga pagamento à vista do IPTU com desconto

A prefeitura prorrogou o prazo de pagamento do Imposto...
PUBLICIDADE