O presidente estadual da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Leôncio Pinheiro da Silva Filho, reúne-se hoje com técnicos da empresa, para tratar da implantação de agroindústrias familiares, através do programa de apoio ao desenvolvimento agropecuário (Prodesa). Estudos da Empaer mostraram as necessidades dos produtores sinopenses. Três resfriadores de leite poderão destinados para a Gleba Mercedes V, em diferentes comunidades e um para a comunidade Branca de Neve, por exemplo.
Leôncio, destacou ao Só Notícias, a importância da instalação das agroindústrias “a produção de alimentos de forma diversificada vem da agricultura familiar, por isso, são importantíssimas as agroindústrias, que fortalecerão a atividade no campo”, disse. “Nessa reunião, será definida a metodologia de implantação dessas unidades aqui na região de Sinop”, concluiu.
A instalação das agroindústrias, mais de 300 no estado, será possível através uma emenda de R$ 12,8 milhões, do senador Jonas Pinheiro (falecido no início do ano). Projetos nos municípios do Nortão, como, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, Juara, Ipiranga do Norte, entre outros receberão resfriadores de leite, construção de farinheiras, e demais. A Seder (secretaria estadual de Desenvolvimento Rural) coordena a implantação, em parceria com a Empaer.