As propostas para resolver os principais problemas ambientais em 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires, foram apresentadas, por prefeitos, em Lucas do Rio Verde, nessa sexta-feira.
Todas serão encaminhadas aos órgãos estaduais e federais competentes, para que possam ser implantadas na região, que sofre sanções comerciais por estar na área amazônica. A principal meta do consórcio é unificar as decisões unificadas para fortalecer os municípios.
Marino Franz, de Lucas, apresentou o projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, desenvolvido no município desde 2006, com objetivo de regularizar passivos em propriedades agrícolas, e apontado como uma das alternativas para outras cidades.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, também falou sobre a descentralização dos serviços de licenciamento ambiental nos municípios. Já anunciou que, em 15 de março, será realizado o 1º Fórum da Sema e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, também em Lucas do Rio Verde.
Entre os presentes estavam os prefeitos de Sorriso, Dilceu Rossato, também presidente do consório; de Nova Mutum, Adriano Pivetta; de Feliz Natal, Manuel Messias Sales; de Cláudia, Altamir Kurten; de União do Sul, Ênio da Silva: de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto; de Ipiranga, Orlei Grasseli; Santa Carmem, Rudimar Camassola; os vices de Vera, Paulo Sérgio; e de Santa Rita, Egon Hoepers, entre outros.
(Atualizada às 7h55 de 9/2/08)
Leia mais
Lucas R. Verde: prefeitos estão debatendo passivos ambientais
Regularização ambiental deve ser prioridade nos municípios, diz prefeito de Lucas R.Verde