PUBLICIDADE

Nortão: prefeitos cobram de Mauri repasse de verbas atrasadas

PUBLICIDADE

O secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, se reuniu com o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra -que é médico- e o deputado Romualdo Junior, líder do governo, para discutir melhor estrutura para o Hospital Albert Sabin e resolver alguns problemas emergenciais. Mauri vistoriou a unidade, que foi regionalizada, e atende também moradores que vem da região sul do Pará. A visita de Mauri ocorreu após os prefeitos da região do Alto Tapajós (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta) se reunirem com o governador Silval Barbosa e pedirem, principalmente, que seja feito repasse de 8 meses das verbas para bancar parte das despesas como serviços de oftalmologista, neuroclínica, exames de imagem, dentre outras especialidades médicas. O valor total do débito não foi informado.

Mauri Rodrigues de Lima, disse que a Saúde passa por uma fase transitória com a implantação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) nos hospitais públicos do estado.  “No momento passamos pela fase de implantação de infraestrutura, precisamos de aporte financeiro para realizar as obras de estruturação dos hospitais, em Alta Floresta o problema é a falta de leitos de UTI, somente com a implantação é possível avançar nos atendimentos cirúrgicos e emergência que necessite de uma unidade de tratamento intensivo”, disse.

Mauri relatará ao governador que, sem os leitos de UTI, em Alta Floresta, será impossível cumprir na integra os contratos de gestão das OSS, conforme ele, os contratos já contemplam vários atendimentos que atualmente são realizados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde.  Ele solicitou um raio-x de gastos realizados com o translado de pacientes via aéreo e terrestre. “Passaremos ao governador que o gasto de 3 meses com o transporte de pacientes é o suficiente para implantar os leitos de UTI em Alta Floresta”, explicou.

O secretário também foi a Apiacás, se reuniu com o prefeito Adalto Zago, e conheceu o Hospital Municipal que precisa de investimentos. O prefeito Adalto também fez cobrança na área de saúde para o município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE