O prefeito de Tabaporã, Rogerio Riva, criticou hoje o governo estadual, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Comando Regional da PM em Sinop pela falta de efetivo policial em sua cidade, que tem 13 mil habitantes. Rogerio relatou, ao Só Notícias, que havia 3 PMs e um foi transferido para o distrito de Americana, onde residem 700 pessoas. Ele também mencionou o fato da Gleba Mercedes, onde há cerca de 4 mil habitantes, não ter sequer um policial.
“A falta de estrutura na polícia em nossa cidade é grave. É um problema que estou tentando resolver mas não sou atendido nem pelo secretário e o coronel da PM em Sinop. Não quero que tirem policiais de Americana, mas queremos soldados para dar segurança na nossa cidade e na Gleba Mercedes”, cobrou.
Rogerio Riva disse ainda que a delegacia de Polícia Civil (construída em parceria com a prefeitura) está pronta, mas sem efetivo. “Não consigo falar com o secretário de Segurança para conversar sobre a destinação de investigadores. Tabaporã tem que ter no mínimo 6 soldados e a Gleba Mercedes pelo menos 3. “Fizemos posto de segurança na gleba e hoje não tem ninguém lá”, relatou, indignado. “Não quero que tirem policiais de Americana, mas queremos soldados para dar segurança na nossa cidade.
Para o prefeito, “o coronel Metello está cometendo grande equívoco. Ele e o secretário deveriam conhecer melhor a segurança pública no interior antes de fazer remanjeamentos. Isso é uma privatização da PM. Vão aonde oferecem maior estrutura”, declarou.
Outro lado:
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública divulgou, esta tarde, nota dizendo que não foi procurada pelo prefeito Rogerio Riva para tratar do efetivo policial em Tabaporã: “O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, esclarece que até o momento o prefeito do município de Tabaporã, Rogério Riva não fez nenhum contato com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública. No decorrer da sua gestão, Diógenes Curado já se reuniu com prefeitos de vários municípios para discutir prioridades e investimentos para o Estado”, diz a nota, encaminhada ao Só Notícias.
O coronel Eliseron Metello de Siqueira informou que, até agora, não recebeu “solicitação formal para ativação de Núcleo PM na Gleba Mercedes. Ainda, recebemos recentemente solicitação de aumento de efetivo nos projetos de Assentamento Mercedes I e II (município de Tabaporã)” e não há núcleo policial. Quanto a destinação de um PM para Americana, “foi por critério de voluntariado. Sabedores do desfalque em Tabaporã sendo que para evitar desfalque foi designado outro PM, também voluntário, para substituí-lo ainda esta semana”, informa, o comandante, em nota. “Tabaporã não perdeu efetivo e sim ganhou, pois, Americana do Norte é distrito localizado as margens da MT 220, local estratégico para bloqueio policial e de apoio ao patrulhamento na região”, finaliza, acrescentando que, com a inclusão de novos soldados através de concurso, haverá reforço no efetivo na região
(Atualizada às 14:50hs)