PUBLICIDADE

Nortão: MP limita contratação de cabos eleitorais

PUBLICIDADE

Os dirigentes de partidos, coligações e a promotora Laís Santos definiram, esta tarde, as condutas nas campanhas eleitorais nos municípios da 22ª Zona, que compreende Sinop, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia, e União do Sul, firmando compromissos diferentes em cada município. Queima de fogos e pintura em muros estão proibidos nos seis municípios, carreata foi liberada em Sinop, apenas uma cada candidato a prefeito durante a campanha, sem abusar do buzinaço. As coligações que disputam a prefeitura de Vera não aceitaram vetar o uso do carro de som e foram liberados dois carros por coligação.

A promotora afirmou, ao Só Notícias, que “o Ministério Público Eleitoral fiscalizará com decibelímetro para evitar abuso no volume”.
O Ministério Público Eleitoral também firmou acordo com coligações fixando número de cabos eleitorais contratados para trabalhar. Em Sinop, cada candidato a prefeito poderá contratar 175 e, cada candidato a vereador, 20.

Em Vera, são 7 cabos eleitorais por candidato a prefeito e 7 a vereador. Em Feliz Natal, cada coligação pode contratar 15 para prefeito, e um cada vereador. Em Santa Carmem e União do Sul, são 5 para prefeito e um cada vereador respectivamente, e, em Cláudia, 5 para prefeito e 2 para vereador.

Para a promotora Laís Santos, “esse compromisso firmado entre as coligações ajuda a igualar os gastos entre os candidatos evitando abuso do poder econômico”. Quem descumprir o compromisso será multado em R$ 5 mil e mais R$ 1 mil por dia de descumprimento, que serão revertidos ao fundo municipal dos direitos da criança e do adolescente de cada município.

Leia mais
MP Sinop analisa pedidos de candidaturas e deve pedir impugnações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE