Mato Grosso aguarda definição de qual cidade receberá um moderno centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, avaliado em R$12 milhões. Nesta semana, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou o investimento para o Estado, e disse que a obra pode começar ainda neste semestre. Na ocasião, Stephanes anunciou a implantação de unidades da Embrapa também para Tocantins e Maranhão.
No entanto, no estado mato-grossense, segundo assessoria da empresa, não há confirmação de qual cidade será realizada a obra, que fomentará o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias, beneficiando diferentes segmentos da economia. Sinop e Sorriso, no Norte, pleiteam o investimento desde a época em que foi confirmado para o Estado.
Os recursos usados serão originários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Embrapa). A expectativa é que ainda no ano passado pudesse haver definição do município sede. No entanto, o anúncio foi adiado porque coincidiu com a época eleitoral e, posteriormente, aos festejos de final de ano. O cronograma prevê doze meses de execução.
A missão da Embrapa é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.