Mais de duas mil pessoas já passaram pelo pavilhão da Igreja Católica em Ipiranga do Norte (150 km de Sinop) onde é velado o corpo do prefeito Ilberto Effting (Alemão), 49 anos, que morreu ontem, no final da manhã, de enfarte fulminante. O velório, conforme Só Notícias já informou, iniciou por volta das 20h, sob forte comoção de familiares, amigos, assessores e políticos. O prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Marino Franz e o ex-gerente da Cidade, Zeca Picolo, estiveram no funeral. Os diretórios estaduais do PDT (partido onde o prefeito estava filiado) e DEM divulgaram nota de pesar e solidariedade com a família. O prefeito Nilson Leitão, de Sinop, disse que Ilberto foi um pioneiro e a sociedade reconhecerá sua dedicação e luta pelo progresso do jovem município (criado em 2000 e que elegeu Ilberto 1º prefeito em 2004).
O sepultamento do prefeito deve ocorrer à tarde. Às 14h haverá missa de corpo presente. A maioria dos integrantes do grupo de oposição -vereadores e outros políticos- não foi ao velório. Ilberto foi acusado de irregularidades, afastado do cargo por 1 ano e 3 meses, pela câmara municipal, e, há 21 dias, o Tribunal de Justiça lhe reconduziu ao cargo. Na quinta-feira (um dia antes de morrer), o prefeito esteve em Sinop, em órgãos públicos regionais, tratando de assuntos ligados ao município.
Ontem, quando teve o enfarte, Ilberto estava sentado em seu gabinete atendendo um agricultor. Foi socorrido às pressas por dois médicos, levado ao Hospital Regional em Sorriso (70 km de Ipiranga), mas não resistiu. Era casado e tinha 3 filhos.
Leia ainda
Nortão: corpo de prefeito é velado e enterro é neste sábado
DEM divulga nota de pesar pela morte do prefeito de Ipiranga do Norte
PDT divulga nota e classifica prefeito de Ipiranga de ‘pioneiro e homem honrado’
Prefeito estava na prefeitura quanto teve enfarte; corpo segue hoje a Ipiranga do Norte
Prefeito chegou morto a hospital em Sorriso, diz médico