A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística está investindo R$ 140 milhões na construção de pontes de concreto de grande extensão em substituição às balsas, utilizadas na travessia de rios em Mato Grosso. Na região Araguaia, já está em construção a ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326, entre Cocalinho e Nova Nazaré (800 km de Cuiabá). A ponte em balanço sucessivo terá 484 metros e essa obra já está em estágio bastante avançado, com o lançamento de vigas da ponte no lado de Cocalinho. São investidos R$ 51,1 milhões nessa obra, que será concluída em abril do próximo ano.
Essa ponte garantirá maior fluidez na chamada “Rodovia do Calcário”, que interliga vários municípios do Araguaia, e sua construção tem sido bastante celebrada pelos moradores da região, que terão a interligação direta das cidades por asfalto, já que também está em andamento a pavimentação da MT-326.
Na região Norte, o governo constrói a ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-325, em Alta Floresta. A ponte terá uma extensão de 546 metros e são investidos R$ 22 milhões nessa obra. Atualmente são executados os serviços preliminares e a previsão é de conclusão em 2024.
A maior ponte a ser construída está localizada na MT-419, no Teles Pires, na divisa entre Carlinda e Novo Mundo, e a ordem de início das obras será emitida ainda neste mês. A ponte prevê uma extensão de 693 metros. O investimento estimado somente para essa obra é de R$ 67 milhões.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a construção dessas pontes para substituir as balsas vai transformar a realidade de Mato Grosso. São obras que vão garantir trafegabilidade e segurança, além de diminuir os obstáculos ao desenvolvimento do Estado, já que interferem diretamente no direito de ir e vir do cidadão, bem como no transporte e escoamento da produção do agronegócio. Ao todo ainda existem 21 balsas em operação nas rodovias estaduais em várias regiões de Mato Grosso.
“Sem as pontes, a espera para fazer uma simples travessia demora dias e a fila de veículos aguardando chega a quilômetros de extensão. Essa situação irá mudar com a construção das pontes, que são importantíssimas para garantir o fluxo contínuo de veículos, sem nenhuma parada. Este é um governo diferenciado, que está olhando para as necessidades de infraestrutura e logística em todas as regiões e está atendendo as promessas e pedidos antigos em relação a essas obras”, disse.
Também está em andamento a construção da ponte de concreto em balanço sucessivo no Rio Cuiabá ligando a capital a Várzea Grande, pelos bairros Parque Atalaia e Parque do Lago, com extensão de 392 metros. A obra foi retomada pela atual gestão do governo após ficar paralisada por mais de quatro anos. O investimento é de R$ 40 milhões e está com 70% dos serviços executados. A previsão é de conclusão é para março de 2022.