O prefeito Nilson Leitão iniciou conversações com a empresa OceanAir para operar a rota Cuiabá-Sinop-Alta Floresta com vôos noturnos, proporcionando conexões para grandes centros. Na quarta-feira, ele falou, por telefone, com o vice-presidente Jorge Viana e disse ter recebido a confirmação que a região está nas prioridades da companhia, que assumiu as operações da BRA (que deixou de voar) em diversas cidades.
“Viana disse que o trecho de Sinop está assegurado e já consta como prioridade da empresa para operar com vôos noturnos. Nós firmamos o compromisso e o prazo de uma semana para que seja feita a resposta oficial onde a Ocean Air estará assumindo o trecho que era ocupado pela BRA”, destacou Leitão.
Segundo o prefeito, o prazo é necessário para que a empresa finalize os acertos com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regula as concessões de uso e exploração de rotas aéreas.
Sinop já tinha garantido vôos noturnos da BRA Transportes Aéreos, respeitando a rota de Alta Floresta, Sinop, Cuiabá e Brasília. A previsão era que a empresa começasse a operar ainda este ano, com a conclusão das obras de iluminação e balizamento da pista do aeroporto. Mas há duas semanas, a BRA anunciou o encerramento de suas atividades comerciais. “Começamos a correr atrás de uma substituta assim que recebemos a notícia e isso levou menos de 30 dias, do anúncio até o contato de hoje”, ressaltou.
“Já tínhamos feito um pré-estudo e acredito que vamos poder concretizar um preço de passagem entre R$180 e R$200”, disse, referindo-se ao trecho Sinop-Cuiabá, acrescentando que o vôo é fundamental para milhares de pessoas, principalmente empresários e profissionais liberais que poderão sair de Sinop, pela manhã, ir a Brasília e retornar à noite.