PUBLICIDADE

Nortão: embaixadores podem viabilizar negócios e parceria ambiental

PUBLICIDADE

Os embaixadores da Itália, Portugal, França, Polônia, Eslováquia, Países Baixos, Bélgica, Suécia, Dinamarca, FinLândia, Hungria, República Tcheca e embaixador e chefe da Comissão Europeia, em Brasília, encerraram, neste sábado, em Alta Floresta, a visita de 3 dias a Mato Grosso com objetivo de estreitar a relação comercial dos países membros da União Européia com Mato Grosso e mostrar ao mundo a forma de produção sustentável desenvolvida no Estado.

Veja fotos da reunião com embaixadores clicando aqui

Em Alta Floresta, eles se reuniram com lideranças locais e conheceram as potencialidades do município na produção pecuária e na preservação ambiental. O presidente do Sindicato Rural, Vicente da Riva, o ambientalista Laurent Micol, a prefeita Maria Izaura e o secretário da Casa Militar, Alexander Maia, fizeram rápidas palestras, apresentando dados técnicos. O objetivo foi mostrar que a maioria dos pecuaristas, agricultores, madeireiros e empresários trabalha buscando respeitar o meio ambiente e buscam alternativas sustentáveis. No Parque Estadual Cristalino e os projetos de sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas desenvolvidos no local.

Segundo Vitória da Riva, da Fundação Cristalino, a organização tem trabalhado na finalização e implementação do plano de manejo do parque, além de atuar na recuperação das nascentes. “Estamos buscando agregar novos parceiros para garantir uma relação harmoniosa entre homem e natureza. Queremos buscar alternativas econômicas para garantir a conservação e que as pessoas que vivem aqui possam conviver com a floresta e não derrubá-la”, frisou Vitória da Riva.

O presidente do Sindicato Rural, Vicente da Riva, fez um resgate de como se deu a colonização nessa região desde a ocupação na década de 70, falando do ciclo da agricultura, do ouro, da pecuária e da madeira. A apresentação do produtor rural esclareceu que hoje já há uma mudança de postura e de paradigma.

A prefeita Maria Izaura também abordou essa transição nas questões ambientais e explicou que entende o anseio mundial, a preocupação com a preservação da natureza, mas pediu apoio para que os organismos internacionais também contribua para encontrar um caminho. “Precisamos que nos dê um Norte, que entendam que existem aqui milhares de famílias que não sabem o rumo a seguir”, disse a prefeita.

A busca pela redução das queimadas e desmatamento, recuperação das nascentes de rios, foi um dos temas abordados pelo ambientalista do Instituto Centro de Vida, Laurent Micol, que falou de forma abrangente sobre a produção de carbono e qual a influência disso nas questões climáticas.

“Essa é a visita com o maior número de países representados e sem dúvida trará muitos benefícios para o Estado”, comentou o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Maia, que representou o governador. Blairo acompanhou os europeus na visita a Sapezal, onde conheceram produção de soja e armazenamento.

O embaixador da República Tcheca, Ivan Jancarek, citou como avaliação desses dois dias de visita o esforço do Estado de Mato Grosso em buscar soluções para atingir o desenvolvimento sustentável, produzindo sem priorizar as questões ambientais. “Nós vamos transferir para as autoridades nas capitais as informações obtidas durante essa visita. Não viemos apontar o erro, também fizemos desmatamento total na Europa, não queremos que vocês repitam nosso erro”, comentou o embaixador. Para Jancaresk os resultados serão sentidos a médio e longo prazo. “Não são resultados que terão efeitos a curto prazo, mas com certeza terá uma melhora no relacionamento comercial entre Mato Grosso e os países da União Europeia”.

A União Européia é o principal importador de produtos mato-grossenses, a visita ao Estado é uma importante forma de divulgar as potencialidades e os produtos no exterior. Elizabeth Assunção, do Sebrae (Agência Alta Floresta) acredita que com a vinda deles ao estado será possível ampliar a comercialização dos produtos orgânicos com certificação. Ela explica que já há uma boa aceitação dos mesmos no comércio europeu, porém é necessário maior divulgação.

(Atualizada às 16:02h)

Leia ainda:
Embaixadores europeus estão em Alta Floresta
Blairo acompanha embaixadores europeus que estão conhecendo fazendas e aldeias
Embaixadores europeus também vão ‘vistoriar’ rastreabilidade bovina em MT

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE