PUBLICIDADE

Nortão: deputado cobra soluções para graves problemas em hospital

PUBLICIDADE

As péssimas condições estruturais e sanitárias do Hospital Municipal Maria Zélia, única unidade de saúde no município de Marcelândia (210 km de Sinop), foram denunciadas pelo deputado estadual Dilceu Dal"Bosco (DEM) durante sessão plenária. Da tribuna, cobrou apoio do governador Silval Barbosa (PMDB) para reestruturação do hospital que, segundo ele, enfrenta problemas de infiltrações, vazamentos, vidros, janelas e pisos quebrados, além contar com leitos hospitalares e berços maternais enferrujados. Situação comprovada por fotos do local, apresentadas por ele durante a explanação.

Tentando sensibilizar o novo secretário de Estado de Saúde, Kamil Fares, Dal"Bosco elencou ainda, problemas na lavanderia da unidade, a qual classificou como "inapropriada" para esterilização de roupas de cama e banho, a utilização de colchões velhos apresentando manchas e perfurações e a deteriorização dos leitos de acompanhantes.

"Os problemas acima mencionados demonstram que as condições do local são insalubres, favorecendo a proliferação de bactérias, o que pode ocasionar também a infecção hospitalar", lamentou.

Durante o desabafo, o parlamentar isentou de responsabilidade a administração municipal. Segundo o Dal"Bosco, a unidade é a única responsável pelos atendimentos da rede pública e privada no município, onde residem mais de 14 mil pessoas.

"Atualmente o hospital vem apresentando um aumento significativo no número de atendimentos mensais, chegando a atender dois mil pacientes ao mês, entre serviços de urgência e emergência, pequenas cirurgias, partos e internações. Por outro lado, o município de Marcelândia vem sofrendo perdas em sua arrecadação, o que resulta em redução dos repasses financeiros a unidade, que precisa do socorro estadual", disse.

Em indicação encaminhada ao secretário Kamil Fares, o democrata pediu a aquisição imediata de sete camas hospitalares adulto; 21 camas hospitalares para uso na ala masculina e feminina; duas camas hospitalares com grades para isolamento; cinco camas hospitalares infantis com grades; uma autoclave média; um aparelho de eletrocardiograma; três muletas de alumínio; um armário para roupas do centro cirúrgico; três berços; dois desfibriladores; quatro armários de vidro; um berço aquecido; três balanças mecânicas; três bancos giratórios; 15 suportes para soro tríplice parede; 10 suportes para soro com rodas; 15 suportes de inox; cinco biombos; três condicionadores de ar; um refletor parabólico; sete mesas para refeições; dois computadores com impressoras;

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE