Nesta semana, a executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires terá várias reuniões em Cuiabá, sendo uma delas com o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vetoratto e outra com a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi.
De acordo com o secretário executivo Paulo Roberto Ferreira, também serão debatidas em grupos, as metas para 2008, nos 14 municípios do Nortão que integram o consórcio, entre eles, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Vera.
Em seu primeiro ano de implantação, o consórcio já alcançou uma vitória, que foi a inauguração da usina de álcool Agroenergetica Celeste, construída e voltada para uma parceria com pequenos proprietários rurais. A indústria, localizada na BR-163, na entrada para a Gleba Barreiro, tem capacidade de produção estimada em 10 mil litros/dia e foi implantada por alguns empresários locais.
A idéia surgiu da necessidade de fomentar a cadeia produtiva e oferecer uma opção rentável aos pequenos produtores, que vão fornecer a matéria-prima, cana-de-açúcar. As mudas para o plantio são fornecidas por um grupo empresarial, em sistema de comodato.