O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminha, esta semana, para prefeituras mato-grossenses, dentre elas de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, as justificativas para as solicitações de recontagem populacional. Dezenove não concordaram com os números apresentados pelo órgão, no último dia 5.
Conforme Só Notícias informou em primeira mão, na última quarta-feira, o instituto não deverá fazer um novo levantamento. A justificativa, segundo o coordenador estadual Deovaldo Benedito de Souza, é que o instituto fez “todo o trabalho e comparações, para confirmar a consistência das informações” e, muitas informações apresentadas pelos municípios não justificariam alterações.
Nos recursos, as prefeituras contestaram os números e apresentaram dados de famílias atendidas pelas Secretarias de Saúde, crianças nas escolas e número de eleitores. Algumas podem recorrer judicialmente da decisão para tentar rever o número e aumentar os repasses para educação, saúde, ações sociais, entre outros.É com base no número de habitantes que o Governo Federal define o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Dez municípios mais populosos do Nortão:
Sinop – 105.762 moradores
Sorriso – 55.121
Alta Floresta – 49.116
Juína – 38.497
Juara – 32.096
Guarantã do Norte – 30.920
Lucas do Rio Verde – 30.781
Colíder – 30.685
Peixoto de Azevedo – 28.917
Nova Mutum – 24.368