O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) foi anunciado, agora há pouco, como o novo líder da minoria na Câmara Federal. O bloco integra os partidos oposicionistas ao atual governo como PSDB, DEM e PPS. O ex-prefeito de Sinop está completando um ano e seis meses de mandato como deputado. A solenidade teve a presença do líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio, e do ex-líder da minoria, deputado Mendes Thame.
Por meio de sua página em uma rede social, o tucano disse que espera representar bem àqueles que não concordam com a forma como é aplicado o dinheiro público no país. “Ser competente para levantar os assuntos de interesse do nosso povo, principalmente, dos que mais precisam”.
A função de Leitão durante seu mandato como líder é manter a bancada de oposição unida para enfrentar os problemas existentes, questionar, debater e fiscalizar o governo, além de defender os interesses dos partidos dentro da casa. “Vou poder debater em tribuna todos os projetos do Governo e do Congresso Nacional que são relevantes para o País. Essa oportunidade é restrita aos Lideres e Vice Lideres e estou feliz por ter ocupado um espaço tão importante na Câmara federal com pouco mais de um ano e meio de mandato”, disse por meio da assessoria.
De acordo com o regimento interno da câmara determina que o Líder da Minoria possui as mesmas prerrogativas dos demais líderes na Casa. Entre elas, fazer uso da palavra em nome das bancadas, encaminhar votações em plenário e participar pessoalmente dos trabalhos de qualquer comissão, sem direito a voto, mas podendo encaminhar ou pedir verificação de votações.
(Atualizada às 13h50)