A 2ª Conferência Nacional das Cidades tem uma grande responsabilidade na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Ela trata do instrumento que norteará as ações dos poderes públicos, de forma coordenada e com efetiva participação popular, para reduzir as desigualdades sociais e regionais e garantir uma “Cidade para Todos”.
As discussões para escolha das melhores propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual, começaram na manhã de hoje, 11 de julho e terminam no final do dia 12. Juntamente com a cidade pólo Sinop, outras cidades do Mato Grosso também estarão realizando a Conferência Regional. As demais cidades pólos são: Diamantina, Sorriso, Alta Floresta, Juara, Juína, Cáceres, Tangará da Serra, Barra dos Garças, Rondonópolis, Vila Rica e Cuiabá -Várzea Grande.
As melhores propostas apresentadas durante todo o Fórum referentes aos temas Participação e Controle Social, Questão Federativa, Política Urbana Regional e regiões Metropolitanas e Financiamento do desenvolvimento urbano nos âmbitos federal, estadual e municipal, serão levadas a Conferência Estadual representada pelos 26 Delegados que representarão a região pólo de Sinop, que envolve as seguintes cidades: Sinop, União do Sul, Vera, Marcelândia, Santa Carmem, Itaúba, Cláudia e Feliz Natal.
Luceni Grassi de Oliveira está em Sinop participando da Conferência Regional, representando o Secretário Estadual de Planejamento, Yenes Magalhães, e afirmou que “o principal objetivo é a discussão da problemática urbana, e com as sugestões aqui obtidas, iremos debater na Estadual em Cuiabá, pois a região norte, tem a cidade de Sinop, uma cidade pólo muito importante para elaborar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.
O secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Norival Curado é também Coordenador da Conferência do Pólo de Sinop, disse que está otimista com as propostas que poderão surgir com as discussões desta Conferência, e afirmou que “serão dois dias de muito trabalho, pois todos os problemas e necessidades de todas as cidades do Pólo, estarão sendo discutidos hoje e amanhã”.
O Prefeito Nilson Leitão disse, na abertura do evento, que é fundamental discutir “ todo o desenvolvimento organizado dos municípios, e quando falamos sobre esse assunto, muitas propostas são feitas, mas dificilmente as coisas acontecem, precisa-se de ações orçamentárias para que isso saia do papel. Cada vez mais o Governo Federal empurra responsabilidades para os municípios, que são eles quem arrecada e a Política Nacional não conduz o processo com clareza. Nada disso vai mudar se a concepção da divisão dos recursos públicos não for revista.O que falta discutir, são as responsabilidades de cada uma das esferas, a forma equivocada que estão tratando os municípios é que precisa ser revista” declarou Nilson.
O vice-prefeito Aparecido Granja e vereadores também estiveram na solenidade. O presidente da Câmara Municipal de Santa Carmem, Eloi Felini e o vice-prefeito de Vera, Paulo Araújo também participaram.