“É uma participação do segmento do comércio e serviços dentro das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no estado. Nossas instituições há anos já trabalham no sentido de contribuir com este processo e de agora em diante dará uma parcela ainda maior de contribuição em prol do fortalecimento do setor em nível regional”, disse Pedro Nadaf, presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso – Fecomércio, Sesc e Senac e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat, ao aceitar o convite em audiência do trade turístico com o governador Blairo Maggi, para ser o secretário de Estado do Desenvolvimento do Turismo – SEDTUR.
Nadaf destaca que no Brasil muitos estados e cidades têm crescido, vivendo exclusivamente do turismo e que Mato Grosso com grandes potencialidades no segmento tem tudo para se expandir ainda mais economicamente. Portanto, está em sua meta buscar mais eventos para a região e trabalhar com todos os órgãos ligados ao trade turístico, visando principalmente buscar recursos para investimentos em infra-estrutura e divulgação.
É através dos números que as instituições, das quais Nadaf é o principal gestor, que dá pra se avaliar a dimensão de suas responsabilidades com o bem público, e para se ter uma idéia do ritmo que ele imprimirá frente a SEDTUR Vale destacar que o segmento que ele representa, ou seja, o comércio de bens, serviços e turismo, conta com cerca de 80 entidades associadas, das quais integram 85 mil empresas, que geram mais de 500 mil empregos diretos e detém 60% da economia mato-grossense.
Além da Fecomércio, Sesc e Senac de Mato Grosso e da Facmat, que preside, ele é o vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil -CACB, diretor da Confederação Nacional do Comércio e a partir de janeiro de 2007 assumirá a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, sendo que já foi presidente por duas gestões consecutivas.
Vale lembrar que foi na época em que presidiu o Sebrae/MT, Nadaf com grande visão futurista, construiu o Centro de Eventos Pantanal, um projeto inovador. O local tem sido fundamental para a expansão do turismo de negócios em Mato Grosso. Como gestor, Nadaf atuou também na transformação das ruínas do antigo Arsenal de Guerra, no que é hoje um dos ícones da cultura e turismo regional, o Sesc Arsenal e na implantação do Sesc Pantanal, em Porto Cercado, uma das maiores reservas ecológica do mundo, no qual em seu entorno está instalado uma das mais belas infra-estruturas hoteleira do país, que recebe turistas do Brasil e em nível internacional.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Mato Grosso e da Facmat, Pedro Nadaf é bacharel em Direito, pós-graduado em Planejamento Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e especialista em Desenvolvimento Regional e Globalização, pela Universidade do Porto – Portugal Em nível da iniciativa pública, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cuiabá e foi juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região.
Foi delegado brasileiro do IV Fórum Empresarial das Américas – ALCA, na Costa Rica, e da Convenção da Organização internacional do trabalho – OIT. Chefiou e integrou cerca de 30 missões internacionais em mais de 40 países, nas Américas, Europa e Ásia.