Os municípios que compõem o Consórcio Regional de Desenvolvimento Alto Teles Pires receberam hoje, em Sinop, um leventamento sócio-econômico urbano, realizado pela Fundação Brasil, nos 141 municípios do Estado. A pesquisa foi contratada pela Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), e Jucemat (Junta Comercial de Mato Grosso) e coordenada pelo MT Regional.
O coordenador da Fundação Brasil, Alexandre Galeno, informou ao Só Notícias, que “esse levantamento servirá como ferramenta a médio e longo prazos para municípios para detectar determinadas precariedade e buscar investidores e criar condições para viabilizar novos empreendimentos”, disse.
O senso consiste no levantamento da quantidade de estabelecimentos comerciais e respectivos setores, alunos matriculados em cursos superiores oferecidos, aptidão natural de cada cidade, entre outros, e foi entregue em um cd, junto com um banco de dados, que pode, anualmente, ser atualizado pelos municípios.
Hoje, em Sinop, estava prevista reunião de prefeitos que compõem o consórcio. Mas poucos compareceram e alguns enviaram secretários.