Mato Grosso sediará um encontro do Parlatino, organização integrada pelos Parlamentos Nacionais dos países da América do Sul e Caribe, amanhã e sexta-feira (12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento debaterá infraestrutura, logística e questões estruturais de Minas e Energia dos países envolvidos.
Contando com o Brasil, o encontro conta com a presença confirmada de 18 dos 24 países que integram a organização. Durante os dois dias, os legisladores irão participar de palestras e debates sobre biocombustíveis e energias sustentáveis, energia heliotérmica, energia solar e potencial turístico.
O governador Pedro Taques classificou a reunião como histórica, pois durante muito tempo o Brasil ficou afastado da América Latina e do Caribe e este tipo de evento soma a iniciativa do governo mato-grossense de se integrar com os países vizinhos.
Conforme Taques, o estado foi escolhido para sediar o encontro por uma série de fatores, como a posição estratégica, por exemplo, uma vez que está localizado no centro da América Latina. Além disso, é uma potência no agronegócio e ainda conta com um rico potencial em exploração de energia alternativas.
Aliado a essas condições, está o fato de o Governo do Estado já ter aberto as portas e estreitado o relacionamento com diversos países vizinhos durante a Caravana da Integração, em abril deste ano.
A abertura do encontro será realizada às 9h, no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Após o almoço, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Química pela Universidade de Santa Catarina, Evandro Luiz Dall’oglio, realizará uma palestra e mediará um debate sobre Biocombustíveis.
No dia 12, o professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Duke, Carolina do Norte, Mario Benjamin Baptista de Siqueira, mediará o debate sobre energia heliotérmica. Em seguida, o pesquisador e doutor em Engenharia Aerodinâmica de Pontes Super-Longas pela Universidade de Kyoto, Japão Cristiano Augusto Trein, ministrará uma palestra sobre energia solar.
Fundado em 1964, em Lima (Peru), o Parlatino é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos nacionais da América do Sul e Caribe. O Parlamento Latino Americano tem sede na cidade do Panamá. Possui 12 Comissões Permanentes.
Integram o Parlatino as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Martin, Suriname, Uruguai e Venezuela.
O Parlamento tem os seguintes princípios permanentes e inalteráveis: defesa da democracia; integração latino-americana; não-intervenção; autodeterminação dos povos; pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada; igualdade jurídica dos Estados; reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado; solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais; preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados.