O procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, emitiu parecer favorável à anulação das decisões que reconduziram ao cargo o prefeito cassado Marcelo Ribeiro (PP), de Barão de Melgaço. A manifestação se deve a uma questão de ordem apresentada pelo empresário Antônio Ribeiro Torres (PSB), segundo colocado na eleição do município em 2008. Ele alega que o retorno de Marcelo se deu após suspeita de venda das sentenças, investigadas na operação Asafe.
Thiago Lemos alega que, apesar da ausência de previsão legal quanto à possibilidade da questão de ordem, o pedido deve ser acatado na tentativa de preservar as garantias constitucionais. O prefeito de Barão de Melgaço retomou a função ao obter sucesso com s recursos eleitorais que, se forem anulados, levarão Antônio Ribeiro novamente à prefeitura.
Antônio Ribeiro diz estar otimista com o parecer emitido na quarta-feira (3). Ele vive a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) colocar a questão de ordem em pauta de julgamento já na semana que vem. O empresário apresentou a questão de ordem ao TRE em agosto do ano passado, logo após a operação Asafe, e representa o primeiro pedido de anulação de decisões por causa das denúncias de venda de sentença.
Outro lado – Marcelo Ribeiro não retornou as ligações de A Gazeta para comentar o assunto.