A ausência de um banco de dados sobre acidentes de trânsito levou o deputado estadual Airton Português (PSD) apresentar indicação para o Governo do Estado criar sistema único, onde possam ser fornecidas todas informações. Atualmente, as ocorrências com vítimas fatais ou feridas são registradas pelas polícias Civil e Militar.
Às vezes, conforme o deputado, uma única ocorrência é registrada por ambas as polícias, o que pode gerar dados confusos. "Por isso apresento indicação para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) providencie esse sistema", avaliou Português.
O deputado entende que caso não haja uma unificação de informações sobre acidentes de trânsito, fica praticamente impossível de haver diagnóstico preciso sobre as causas de mortes e feridos ocasionados por veículos.
Dessa forma, explica o deputado, não há como obter estudos para planejar ações que possam diminuir o número de acidentes de trânsito em Mato Grosso.
A indicação do deputado foi aprovada pelos demais deputados na sessão de plenário realizada da quarta-feira (19) e vai ser enviada para a Sesp. A proposta foi feita pela Assessoria Técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT)
O deputado estadual é autor da instalação da Câmara Temática de Trânsito, que foi criada em novembro. A equipe, formada por servidores da Assembleia, já se reuniu com representantes do Detran, secretarias de Saúde, Educação e Segurança.
O plano é reunir um estudo completo a respeito do número de acidentes de trânsito em Mato Grosso e buscar meios para diminuir a violência nas ruas, avenidas e rodovias do Estado.
A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu os anos entre 2011-2020 como a década para que o Brasil aplicasse meios de redução de número de vítimas fatais ou feridos no trânsito.