A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) contará com mais uma ferramenta de apoio na prevenção e repressão aos crimes eleitorais durante o pleito municipal de 2012: o Centro de Comando e Controle (CCC).
Instalado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o CCC irá atuar em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Eleitoral, amanhã e no domingo de eleição (7) no gerenciamento de eventuais crises que possam ocorrer antes, durante e após as eleições.
O local irá abrigar policiais civis, militares e bombeiros que irão monitorar os locais de votação que foram mapeados em Cuiabá e Várzea Grande. As câmeras de videomonitoramento também serão utilizadas como subsídio para punir aqueles que forem flagrados jogando “santinhos” nas ruas próximas aos locais de votação na véspera das eleições e praticando a compra de votos.
O objetivo é dinamizar e agilizar o atendimento feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do TRE nas ocorrências de incidente eleitoral. “Por meio do CCC teremos uma visão geral das cidades garantindo a legalidade do processo eleitoral”, explicou o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.
Nesta quarta-feira (3), o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, junto os membros de Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Eleitoral se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fechar o planejamento estratégico de atuação da segurança nas eleições.