PUBLICIDADE

MT: 40 mil assinam manifesto exigindo candidatos com ficha limpa

PUBLICIDADE

Mais de 40 mil assinaturas foram coletadas em Mato Grosso durante a campanha “Ficha Lima”, que pretende impedir que pessoas que respondem a processos na Justiça sejam candidatos. A proposta será entregue hoje ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), através de um projeto de iniciativa popular.

De acordo com o coordenador estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, para ser apresentado o projeto era necessária a coleta de pelo menos 10,3 mil assinaturas em todo Mato Grosso, o que corresponde a 1% do eleitorado. “Felizmente, conseguimos coletar quase quatro vezes mais que o mínimo exigido”.

Os números finais da campanha “Ficha Lima” serão apresentados hoje em Brasília pelas entidades que defendem o projeto de iniciativa popular. Em todo o país, é necessária a coleta de pelo menos 1,3 milhão de assinaturas.

Ceará comemora o número de assinaturas coletadas em Mato Grosso. Isso porque, há 10 anos, quando foi aprovada a primeira lei de iniciativa popular no país, apenas 9 mil assinaturas foram coletadas no Estado para apresentação da lei 9.840/99, que prevê maior agilidade na cassação decorrente de compra de votos. “Isso mostra que as pessoas têm reagido contra a impunidade e querem participar mais do combate à corrupção”, pondera o coordenador do MCCE. Entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Ministério Público Estadual (MPE) e a Procuradoria da República também se engajaram nessa campanha.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE