O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar a denúncia de que o ex-prefeito de Feliz Natal (130 km de Sinop), Antônio Dubiela (PMDB), teria utilizado máquinas e mão de obra da prefeitura para “atender a fins particulares”. O promotor responsável pelo caso, Marcelo Mantovanni Beato, destacou que “os documentos apresentados, máxime (principalmente) as fotografias, além de cópia de mandado de segurança impetrado contra o então prefeito, reforçam os fatos noticiados”.
Marcelo destacou a necessidade de adotar medidas instrutórias, “como a expedição de notificações e requisição de documentos e informações”, que “pressupõem a existência de um procedimento preparatório e/ou inquérito civil formal e regularmente instaurado”. O caso passa a ser investigado como possível prática de ato de improbidade administrativa.
Na denúncia consta que os maquinários e a mão de obras teriam sido supostamente utilizados na propriedade do pai do prefeito. Não foi informado prazo para conclusão das investigações.
Outro lado
Só Notícias procurou o ex-prefeito Antônio Dubiela, que, por telefone, negou as acusações. “Utilizamos máquinas da prefeitura para manutenção de uma estrada municipal. Apenas isso. Independente se algum parente tem propriedade ou não, é uma via do município, onde inclusive passam ônibus escolares. Se um prefeito não pode arrumar uma estrada, fica feio”.
Dubiela também afirmou que ainda não foi notificado da investigação do MP, mas se disse “tranquilo” com o inquérito. “A função do Ministério Público é acolher estas denúncias e investigar. Agora, quanto a provar estes fatos é algo totalmente diferente. Em hipótese alguma utilizei máquinas da prefeitura em locais particulares”.