PUBLICIDADE

Movimento nos cartórios eleitorais de Mato Grosso é 30% maior

PUBLICIDADE

Estudos comparativos realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso demonstram que – nos últimos dias que antecedem o encerramento do prazo para alistamento e transferência de títulos – a movimentação de eleitores em ano de eleições é, em média, 30% maior que a demanda gerada por eleições gerais, onde são escolhidos os representantes para cargos estaduais e federais. “A proximidade dos candidatos aos cargos municipais com a população é o fator determinante para essa diferença no movimento de eleitores”, explica Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral.

O levantamento realizado pelo TRE demonstra que, nas duas semanas anteriores ao encerramento do prazo para cadastramento de eleitores para as eleições municipais de 2004, foram realizados aproximadamente 130 mil atendimentos em todo o Estado. Já no período anterior ao encerramento do prazo para as eleições gerais de 2006, os cartórios de Mato Grosso atenderam cerca de 94 mil eleitores.

Em 2004, o movimento registrado pelos cartórios de Cuiabá superou 15 mil ocorrências. Em 2006, o número de pessoas atendidas girou em torno de 13 mil eleitores, uma diferença de aproximadamente 15 por cento entre os períodos eleitorais.

Já em Várzea Grande, a diferença no número de atendimentos entre eleições gerais e municipais foi maior que o da Capital. Em 2006 os cartórios várzea-grandenses atenderam aproximadamente seis mil eleitores. Já no período anterior às eleições municipais foram atendidos quase oito mil pessoas, uma diferença superior a 20 por cento entre períodos eleitorais distintos.

“É por isso que neste ano de eleições municipais nós criamos novos postos de alistamento em Cuiabá e Várzea Grande. Só assim poderemos atender melhor essa demanda do público que tem até o dia 7 de maio para regularizar o título eleitoral e assim poder votar nas eleições municipais deste ano”, comentou o diretor geral, Mauro Diogo.

Em Cuiabá, as centrais de atendimento ao eleitor estarão funcionando nos ginásios do Verdinho, na avenida do CPA, e no ginásio Dom Aquino, próximo ao Shopping Popular e ao parque de exposições. Em Várzea Grande, a central foi instalada na quadra de esportes utilizada pelos alunos do colégio Couto Magalhães, localizada nas proximidades do ginásio Fiotão e do terminal de ônibus André Maggi. As centrais vão funcionar das 9 horas da manhã até as 6 horas da tarde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE