PUBLICIDADE

Morte de Júlio Pinheiro deflagra disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá

PUBLICIDADE

A eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá deve ocorrer na próxima quinta-feira (30). Segundo o Regimento Interno da Casa, "para o preenchimento do cargo vago na Mesa Diretora haverá eleição suplementar na primeira sessão ordinária seguinte à aquela, na qual se verifica a vaga".

A troca de comando no parlamento já teria alguns nomes para suceder Júlio Pinheiro, que faleceu ontem à noite, vítima de uma infecção generalizada. Informações de bastidores são que os vereadores Onofre Júnior (PSB) e Chico 2000 (PR) mostraram interesse em colocar os nomes na disputa.

Outra situação que pode ocorrer é o consenso entre os 25 vereadores para eleger o presidente interino Aroldo Kuzai (SD), que não teria interesse em disputar a reeleição.

O vereador Toninho de Souza (PSD) é um dos que defende o nome de Aroldo. "Queremos evitar uma eleição após a morte do nosso companheiro Júlio Pinheiro, pois gera um clima tenso. Então eu defendo um consenso e muitos colegas também".

Ele comenta sobre a possibilidade de cancelamento de uma nova eleição. "Para não haver eleição, somente um entendimento de todos pode evitar uma eleição, caso contrário, um questionamento de algum vereador pode convocar", explica Toninho.

Chico 2000 cita que a convocação da eleição é obrigatória e defende também a permanência de Kuzai no comando do parlamento cuiabano. Ele explica que a convocação para escolha do novo presidente deve ocorrer na próxima terça-feira (28) e, na quinta, o novo presidente deve ser eleito.

"Nesta quinta não haverá eleição, pois será ponto facultativo, mas o Regimento é claro. Diz que a convocação é imediata. Exemplo, o presidente interino deve declarar a existência da vaga e convocar eleição para próxima sessão".

Ambos vereadores negaram que tenham interesse em disputar a presidência da Mesa. "Da minha parte, também defendo consenso pelo nome do Aroldo. Eu não tenho interesse em participar da eleição. Mas temos que seguir o regimento e fazer uma nova eleição e eleger o Aroldo", disse o socialista.

Já o vereador republicano afirmou que não pretende entrar na disputa e defendeu o nome de Aroldo.

O presidente interino da Câmara disse que não irá se manifestar sobre o assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE