O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB)-RN) acaba de fazer um pronunciamento, no plenário, sobre a morte do senador Jonas Pinheiro. Ele pediu um minuto de silêncio e todos senadores ficaram em pé. “Jonas foi um grande exemplo. Certamente vai ser homenageado em Mato Grosso pela gratidão de sua gente. Estamos nos dirigindo agora a Cuiabá e iremos levá-lo para sua última morada”, disse, emocionado, Garibaldi.
•Veja fotos do dos funerais de Jonas clicando aqui
“O Senado perdeu um grande senador, um senador voltado para os problemas do nosso país, sobretudo aqueles na área do agronegócio. Ele tinha destacada atuação nessa área. A falta que Jonas Pinheiro vai fazer é muito grande e não é só falta apenas pela defesa intransigente dos interesses de Mato Grosso, mas é a falta do companheiro, amigo, solidário que ele sempre foi”, afirmou o presidente.
O ministro da Agricultura, Reinhldo Stephanes destacou o papel do parlamentar na defesa do agronegócio brasileiro, que começou ainda na juventude, em escolas agrícolas, e se fortaleceu com o conhecimento adquirido na Faculdade de Medicina Veterinária. O ministro ressaltou a atuação de Jonas Pinheiro no processo da renegociação das dívidas dos produtores rurais, desde o início da década de 1990. “Jonas Pinheiro tinha fé no campo e no produtor rural brasileiro”, afirmou Stephanes.
Só Notícias apurou que mais senadores, líderes de partidos no Congresso, também estarão em Santo Antonio de Leverger, onde Jonas é velado, para as últimas homenagens. O presidente Lula foi comunicado logo pela manhã da morte do senador.
O governador Blairo Maggi, conforme Só Notícias já informou, decretou luto oficial de 3 dias e vai à tarde para o velório e sepultamento. Prefeitos e vereadores de diversas cidades mato-grossenses seguem a Leverger.
Jonas é velado na casa da família, onde ele residiu muitos anos, e será sepultado às 17:00hs, em sua terra natal.
(Atualizada às 13:32hs)
Leia mais
Jaime diz que Mato Grosso deve muito a Jonas
Líderes no Senado destacam trajetória de Jonas Pinheiro
Cuiabá, Sinop, Sorriso e Nova Mutum decretam luto oficial pela morte de Jonas
Veja a repercussão nacional da morte de Jonas Pinheiro
Cristovam diz que Jonas deixou MT orgulhoso; para Gilvam ele trabalhou como um ‘trator’
Senador catarinense diz que morte de Jonas é ‘perda irreparável’
Lula e ministro são comunicados da morte de Jonas
Mato Grosso perde um de seus principais líderes políticos: Jonas Pinheiro
Com morte de Jonas, Senado perde o defensor do homem do campo e da agricultura