PUBLICIDADE

MMA, Ibama e Polícia Federal fizeram 10 operações no combate aos crimes ambientais

PUBLICIDADE

Antes da Operação Isaías, Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Polícia Federal já haviam realizado, desde 2003, nove grandes operações conjuntas para desarticular quadrilhas especializadas em crimes ambientais e grilagem de terras públicas. Elas foram: Setembro Negro (Rondônia – 2003), Curupira I e Curupira II ( (Mato Grosso e Rondônia – 2005), Ouro Verde (Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Norte – 2005), Rio Pardo (Mato Grosso – 2005), Terra Limpa ( Rondônia – 2005), Trinca Ferro (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Norte – 2005), Terra do Meio (Pará – 2006), Novo Empate (Acre e Rondônia – 2006).

Um dos resultados dessa parceria é a prisão de 271 envolvidos, sendo 78 deles servidores públicos, até a operação novo Empate. Cerca de mil empresas fantasmas foram identificadas. Aproximadamente 600 mil m³ de madeira em toras foram apreendidos, assim como veícuclos pesados e equipamentos. Houve a emissão de aproximadamente R$ 2,1 bilhões em multas e a emissão de ATPFs reduziu em mais de 65%, graças à moralização do processo de aprovação dos Planos de Manejo Florestal (PMFS). Afinal, foram suspensas as aprovações de PMFS sem a devida documentação fundiária. Até 2003, esses planos eram aprovados com base em documentos precários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e dos órgãos fundiários estaduais.

Após as primeiras operações, as quadrilhas desenvolveram novas formas de atuação. As operações Ouro Verde e Novo Empate desarticularam esses novos esquemas irregulares. Todas essas iniciativas da PF, Ibama e Ministério do Meio Ambiente integram o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. Ao todo, foram realizadas na Amazônia mais de 100 operações de fiscalização nos diferentes estados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE