A presidenta Dilma Rousseff determinou hoje (10) ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que viaje a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e ao Maranhão, que foram afetados pelas fortes chuvas, nos últimos dias. A finalidade é fazer um levantamento dos prejuízos e determinar medidas necessárias de auxílio às cidades.
Dilma ofereceu a ajuda do governo federal ao conversar nesta manhã, por telefone, com os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa, de Mato Grosso do Sul, André Puccineli, e do Maranhão, Roseana Sarney. Ela também pediu informações detalhadas sobre os estragos causados pelas chuvas nos estados.
Em Mato Grosso, cerca de 8 mil moradores de um distrito de Colniza (cerca de mil km de Cuiabá), estão isolados após a ponte de madeira ter sido danificada devido a força da água do rio que subiu muito.
O ministro Fernando Bezerra solicitou ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) que verifique a situação das barragens e pontes nas regiões afetadas e reforçou à Defesa Civil que preste assistência necessária às populações atingidas. Amanhã (11) o ministro iniciará as viagens pelos estados afetados, de acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena.